Fraude por Vishing

Recebeu alguma chamada de um número estrangeiro, de um (suposto) funcionário de uma empresa tecnológica/informática que lhe falou em inglês? Pode tratar-se de uma Fraude por Vishing.

Surgiu algum pop-up no seu PC a indicar um número de telefone para suporte técnico, pelo motivo de ter sido detetado um vírus?

Os nossos clientes têm recebido chamadas em inglês, na qual solicitam o acesso remoto ao seu computador para (supostamente) procederem a uma análise e correção técnica, mediante o pagamento do serviço prestado com um cartão bancário ou por transferência.

Com este acesso remoto, autorizado por si, podem copiar ficheiros pessoais, instalar programas maliciosos e executar operações bancárias, sem que se aperceba.

O objetivo deste contacto fraudulento é, também, obter cópias de documentos de identificação, pelo que, sugerimos que desligue a chamada e contacte a entidade em causa, por forma a confirmar a veracidade do mesmo e garantir que não é uma Fraude por Vishing.

“O cibercrime é já o segundo crime económico com maior incidência a nível mundial e é, atualmente, apontado como a maior ameaça aos negócios das empresa. Só em 2017, os ataques informáticos provocaram perdas superiores a 500 mil milhões de euros, a pessoas e empresas, em todo o mundo.”

O Vishing (combinação das palavras voice e phishing) é uma fraude executada por telefone no qual o atacante engana a vítima para que esta forneça dados pessoais, financeiros ou de segurança e execute transferências de dinheiro.

Ficou com duvidas?

Prefere ajuda por telefone, email, chat, video ou acesso remoto?

Não existe outro suporte assim! Contacte-nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *