Protocolo HTTP X HTTPS

Certificados SSL vs Google Chrome

O que vai acontecer no próximo mês de Julho?

O Google Chrome vai lançar a sua nova versão V.68

Porque é que este lançamento é importante e devemos estar informados?

Atualmente a versão do Google Chrome V.64, apresenta umao lado do nome do site, quando este está a usar um protocolo HTTP.  A partir de Julho na nova versão do Google Chrome V.68, para todos os sites que não sejam HTTPS ao lado do nome do site passará a ser apresentado 

Para além disso, o mecanismo de busca do Google declarou abertamente que recompensará todos os sites no ranking na internet que utilizem uma ligação HTTPS segura.

A equipa do pontoglobal já começou a implementar o certificado Lets Encrypt (https://letsencrypt.org/) em todos os websites.

 HTTPS e SSL

Cada vez mais a segurança dos dados é importante e por isso mesmo quando trocamos dados na Internet, deveremos fazê-lo de forma segura.

Essa segurança, poderá ser feita a partir do protocolo HTTPS, pois com a utilização do mesmo, os dados serão encriptados, usando a tecnologia Secure Socket Layer (SSL).

Quando visitamos um site, os dados que são trocados entre o navegador e o servidor no qual o site visitado está alojado, podem ser intercetados durante a transmissão, por uma terceira pessoa que esteja ciente dos dados transmitidos e recebidos.

Para evitar isso, ao usar o protocolo HTTPS, permitirá que através do uso de um certificado SSL emitido por uma Entidade certificada, encriptar as informações transmitidas, tornando-as de facto impercetíveis.

 

Porque é importante ter um certificado SSL?

Um certificado SSL associado ao seu domínio, indica certamente mais segurança para os olhos do utilizador.

> Terá também a certeza de que os dados trocados entre o seu site e o utilizador são encriptados e impercetíveis.

> Se o seu site contém formulários internos de registo de utilizadores, formulários de e-mail informativos ou formulários de pagamento eletrónico, definitivamente precisará de um    certificado SSL para proteger a troca desses dados confidenciais.

Atenção: Os certificados gratuitos (Let’s Encript) não oferecem garantias em caso de roubo ou violação de dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *